Mostrar mensagens com a etiqueta Rally. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rally. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de junho de 2009

Michelle Mouton - A melhor piloto de sempre!











Esta senhora era efectivamente de outro planeta a conduzir!

Como diria o meu pai quando a via passar: Vá acelerar para o car.....!!!!!! - Mais um frase célebre do meu pai!!!!

Hoje completa mais um aniversário! Eis aqui o porquê desta singela homenagem!


Michèle Mouton (nascida no dia 23 de Junho de 1951 em Grasse) foi a primeira e até hoje única mulher a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), em Sanremo em 1981. Em 1982 após um disputado campeonato ela terminou o ano na segunda posição do WRC, vencendo as etapas de Portugal, Brasil e Acrópole pilotando um Audi Quattro.

Em 1985 ela foi a primeira mulher a vencer a subida de Pike's Peak, famosa corrida realizada nos EUA. No ano de 1986 com o fim do Grupo B (FIA) ela abandonou a carreira no Rali, entretanto foi figura chave na organização do evento Race of Champions, em homenagem a Henri Toivonen.
Em 1975 ela também participou das 24 Horas de Le Mans em uma equipe feminina.

Michèle Mouton certamente é a mulher que obteve o maior sucesso no rali e uma das mais famosas e bem sucedidas mulheres no automobilismo mundial. (texto retirado da wikipedia)






Eu sei quem é que nunca vai conduzir assim.... Euzinha!!!!!



O fim do grupo B ditou o fim da sua carreira, e o fim de alguns amigos de estrada! Para o fim do grupo B contribuiu muito o acidente do piloto Joaquim Santos em 1986, sobretudo porque o publico não soube respeitar o rally e mais tarde na Córsega a morte da lenda do automobilismo Henri Toivonen!
Henri Toivonen é aquele senhor que declara oficialmente que os pilotos estrangeiros, após o acidente de Joaquim Santos abandonam a prova por falta de condições! O melhor rally do mundo sofreu muito com a inconsciência das pessoas que não sabem como se posicionar para assistir a um espectáculo deste género, já melhorou, mas à boa maneira portuguesa existe sempre um artista!!!!! É uma pena! O que foi não volta a ser, resta recordar!!!!

sábado, 2 de maio de 2009

Henri Toivonen (25 de Agosto de 1956 – 2 de Maio de 1986)



Estaria a mentir se escrevesse aqui que tenho grandes recordações deste fantástico piloto de rally do grupo B. Mais uma vez e por influência do meu pai, "conheci" este senhor!

Frase célebre do Josué (mais uma):

Até faz pó na lama!!!!!!

Era o que acontecia com este senhor, ele passava e sempre tão depressa que poderia até converter a lama em pó!

Sei apenas que anunciou em 1986 a desistência dos pilotos internacionais das grandes marcas do rally de Portugal, após o fatídico acidente do piloto nacional, Joaquim Santos numa das etapas do rally de Portugal em Sintra! Acidente provocado pelo desvio do piloto que ao entrar na curva se deparou com alguém (um estúpido qualquer sem amor à vida) a passear, desviou-se e colheu algumas pessoas, tendo provocado a morte de alguns espectadores (também) inconscientes.

E que morreu nesse mesmo ano, ele o seu co-piloto Sergio Cresto, num acidente onde ninguém sabe muito bem o que aconteceu, o carro caiu na ravina e ambos morreram carbonizados. Este acidente ocorreu no rally da Córsega.

Após o seu acidente e julgo que durante alguns anos o número do carro que ele conduzia naquele dia deixou de existir.

Realiza-se em sua homenagem, julgo que todos os anos, uma corrida de campeões com várias personalidades conhecidas deste desporto e com organização de Michelle Mouton, mais um ícone (ou como diria o Herman José, uma ícona) do desporto automóvel. Uma mulher no meio de homens no grupo B! Mas fica para um próximo post!

Estes dois acidentes marcaram o fim do grupo B no rally. Quanto a mim, não era culpa dos carros mas mais das pessoas que atropelavam os carros!





A título de curiosidade e para poderem recolher mais informação acerca deste senhor ficam aqui alguns links:

http://en.wikipedia.org/wiki/Henri_Toivonen

http://www.thruxton.f9.co.uk/toivonen.htm

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rally de portugal

É nesta altura que tenho pena de não estar no algarve, ontem acabou mais um rally de portugal.

Lá ganhou o francês Sebastien Loeb, mas o rally já não é o que era!!!! Quando é que o rally volta aquele traçado que lhe dava toda a piada???????

O "nosso" Armindo Araújo também se portou bem mas.... falta qualquer coisa a este rally...

Ficam aqui umas imagens do rally deste ano....




E agora para meter nojo e aguçar o apetite para próximos posts, aqui ficam umas imagens do velhinho rally de portugal..... Com pilotos a sério, com carros a sério....



Que saudades que eu tenho de ouvir estes motores numa serra perto de mim.... Sim, já não passam no Buçaco à muitos anos mas passavam por perto e era mais fácil que chegar ao Algarve!!!!!