quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fidel Castro


Factos curiosos de um senhor que quer se goste quer não é uma figura incontornável da história e hoje está de parabéns!


LIDERANÇA RECORDE

* Fidel Castro é o terceiro chefe de Estado com maior permanência no poder, atrás da rainha britânica e do rei da Tailândia. Ao adoecer e transferir provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, em julho de 2006, era o chefe de Estado a permanecer mais tempo no poder no mundo.



DISCURSO MAIS LONGO

* Fidel entrou para o livro dos recordes 'Guiness' por proferir o discurso mais longo da história da Organização das Nações Unidas (ONU): 4 horas e 29 minutos, em 29 de setembro de 1960. Em Cuba, seu recorde foi de 7 horas e 10 minutos, feito durante o 3o Congresso do Partido Comunista de 1986.



TENTATIVAS DE ASSASSINATO

* Fidel Castro diz ter sobrevivido a mais de 630 tentativas de assassinato, planejadas principalmente pela agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA. Algumas das tentativas envolveram pílulas envenenadas, charutos tóxicos e moluscos explosivos e um pó nas botas para fazê-lo perder a barba e ridicularizá-lo.


ÚLTIMA BAFORADA

* Fidel, que no passado sempre aparecia com um charuto entre os lábios, deixou de fumar em 1985. Anos depois disse: 'Quando damos de presente uma caixa de 'puros' a um amigo dizemos: ... o melhor que pode fazer é dá-la a seu inimigo.'

3 comentários:

sonia disse...

Por mais que se deteste este homem, de facto, não podemos ignorar o facto dele fazer parte da historia! 630 tentativas de assassinato e não morreu???Bolas!

Beijo

Just me disse...

É daquelas coisas, ame-se ou odeie-se é uma figura incontornável da história!

630 isso é o que se chama fugir à morte!

Beijocas!

Unknown disse...

630 tentativas de assassinato?? Revela uma enorme falta de jeito...

Discursos de 4 e 7 horas?? Eu não aguentava. Acho que lhe dava um tiro no final da segunda hora...

Isso é bem verdade, com todos os defeitos e virtudes é uma grande figura da história moderna...

BJS GRANDES